© 2017 Identhis Healthcare Intelligenge Solutions

o meio mais rápido e eficiente de rastrear o seu instrumental cirúrgico

Atualmente existem enormes desafios na gestão dos instrumentais cirúrgicos pois se trata de uma atividade altamente dependente de técnicos treinados, especializados e acima de tudo muito dedicados.

 

Com a atualização da “RDC 15” em quinze de março de 2012, a ANVISA determinou que todos os serviços de saúde, exceto consultórios, mantenham a rastreabilidade dos instrumentais cirúrgicos durante os procedimentos operacionais padrão (POP). Esta RDC visa garantir a rastreabilidade de cada lote processado, e, por consequência, as instituições devem manter registro manual ou automatizado das etapas de limpeza e desinfecção ou esterilização. Devem ainda, manter os registros de manutenção e monitoramento de todos os equipamentos.

 

O SureKits, desenvolvido pela Identhis, além de atender às resoluções legais, é uma ferramenta poderosa de e-governança que provê inteligência e automação nos ciclos de materiais esterilizáveis, otimizando os fluxos de trabalho nas CMEs Classe I ou II.

O SureKits é composto por “tags” para a identificação dos instrumentos cirúrgicos e suas caixas, mesas inteligentes (equipamentos de leitura) e software, que possibilitam o controle, monitoramento, auditoria e planejamento estratégico de todo o ciclo dos materiais esterilizados.

container cirúrgico identificado com tag RFID RAIN SureKits

Tag RFID patenteado SureKits

com identificação de cores

Na sala cirúrgica, as mesas inteligentes são utilizadas para a contagem e conferência de todos os instrumentos antes da cirurgia. Durante o procedimento, se algum instrumento é descartado na lixeira monitorada, este será verificado na CME para averiguar possíveis problemas ou quebras. Ao término da cirurgia, os instrumentos são colocados sobre a mesa para conferência. A identificação é instantânea, no momento em que cada instrumento é colocado sobre a mesa. Com esse enorme ganho de eficiência, o SureKits reduz drasticamente o tempo de contagem do instrumental após o término da cirurgia, possibilitando uma maior rotatividade da sala cirúrgica. SureKits provê ainda o aumento da segurança do paciente, alertando sobre possíveis instrumentos faltantes e prevenindo a retenção inadvertida.

 

No expurgo, os instrumentos são recontados numa mesa inteligente e preparados para o ciclo de limpeza de acordo com o seu tipo, garantindo redundância dos processos. O ciclo de cada instrumento é monitorado permanentemente, até que o mesmo retorne para o estoque de materiais esterilizados, onde as caixas também podem opcionalmente ser monitoradas de forma permanente. Alertas avisam quando determinadas caixas se aproximam da data de expiração da esterilização.

 

A Identhis desenvolveu e patenteou os “tags RFID” usados para a identificação dos instrumentos metálicos. A tecnologia utilizada pela Identhis é baseada no padrão “UHF RAIN RFID”, que permite operação totalmente segura em ambiente hospitalar e com grande velocidade e acurácia. Os tags RFID SureKits possuem além do "RG eletrônico", a codificação por cores, técnica consagrada e amplamente utilizada na identificação dos instrumentais e suas respectivas caixas nas CMEs e Centros Cirúrgicos.